sábado, 20 de outubro de 2012

Saúde em São José dos Pinhais

Todos nós sabemos que  a situação da Saúde Publica no Brasil é bem precária, e aqui em São José não é diferente. As enormes filas para atendimento hospitalar são diariamente frequentes. Pensando nisso decidi escrever um pouco sobre o assunto.

São José dos Pinhais investe mais de 188 milhões na Saúde.Parece, sim, ser um bom investimento, considerando que o número de habitantes na cidade  é de aproximadamente 268 mil, o que da mais ou menos um gasto de 703 reais por pessoa.
Fazendo a comparação com Curitiba, vemos como o investimento por pessoa da nossa cidade é maior que o desta ultima que é de 543 reais. A capital do Estado aplica 1,12 bilhão para a saúde, um número muito superior ao do nosso município, mas temos de levar em conta a população de Curitiba (1 milhão e 764 mil habitantes)

São José dos Pinhais:
investe 188 milhões dividido por 268 mil habitantes           = 703 reais per capita

Curitiba:
investe 1 bilhão dividido por 1 milhão e 764 mil habitantes = 543 reais per capita

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Considerando esses dados chegamos a conclusão de que a saúde de São José deveria ser melhor que a da capital, mas não é isso que acontece.

188 milhões parece ser um bom número para a saúde, mas se quisermos melhorar a qualidade dos atendimentos nos hospitais e "postinhos", o município deve investir muito mais nesta área.
Porém  não adianta a prefeitura investir mais e mais, e no final "roubar" parte do dinheiro,como por exemplo as denuncias feitas pelo Tribunal de Contas envolvendo a dispensa de licitação num valor de  94 milhões, onde o atual prefeito beneficiava uma empresa "amiga" a BMJ Service (empresa que fornece apoio técnico, médicos, dentista e pessoal para a área administrativa). Temos também a investigação que trata do desvio de 40 milhões feito na área da saúde.
    Precisamos de mais investimentos e menos corrupção!


fontes:

http://www.sjp.pr.gov.br/noticias/reportagens-especiais/saude-da-populacao-prioridade-absoluta-em-sjp

http://www.abresbrasil.org.br/abres2012/artigos/oral/Financiamento/4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário