quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Doa, mas não abandona"

Esse é o titulo da pequena reportagem da VEJA do dia 10 de outubro de 2012 sobre abandono de animais.
Infelizmente essa pratica é muito frequente aqui na Borda do Campo, esses dias mesmo abandonaram um cachorro vira-lata aqui na rua de casa, que por ser uma estrada rural acaba acontecendo muito disso.
                                                          fonte: (http://www.caosemdono.com.br/)

 A seguir segue a reportagem da VEJA sobre o assunto. Vale a pena ler!

O diretor da ONG Cão sem Dono (Vicente Define Neto) fala sobre o abandono de bichos, diz quais são os mais desprezados e por que quem os maltrata deve ser punido com rigor.

Por que tantos animais são abandonados por seus donos?
Porque as pessoas não tem responsabilidade. Elas acham que bicho é enfeite. Daí, quando ele fica velho, doente ou começa a dar dor de cabeça, querem se livrar dele.

Muita gente leva animais à sua ONG ?
Imagine. As pessoas largam os bichinhos de qualquer jeito na rua ou em parques. No máximo, em uma caixa de papelão. A gente é que tem de resgatá-los depois.

Que conselho o senhor daria àqueles que não podem ou não querem mais cuidar de um animal?
Que o entreguem para doação, ofereçam a um amigo. Anunciar nas redes sociais ajuda bastante também. Há várias instituições, como a nossa, que os rebebem. Doa, mas não abandona, né?

Quais são os animais mais difíceis de ser adotados?
Os cachorros vira-latas, claro. E quanto mais velhos, mais raro é encontrar quem os queira. Muitos morrem na nossa ONG esperando um dono. Gatos pequenos têm uma acolhida mais fácil, já que muita gente mora em apartamento e não pode ter um animal grande. Agora, filhotinho de raça e olhos azuis todo mundo quer.

Mais ou menos no caso dos humanos?
Guardadas as devidas proporções, sim. Aliás, quem ama os animais ama os seres humanos. Há estudos que mostram que assassinos seriais costumavam torturar animais na infância. É por isso que defendemos penas mais duras para os culpados de maus-tratos.
Eles são um perigo para os bichos e podem vir a sê-lo para a sociedade também.

Vicente: "Bicho não é enfeite" 


fonte: (VEJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário